sexta-feira, 27 de março de 2015

Fontes: Sites e blogs com textos e fontes relativo a História da África

Abaixo uma primeira relação de sites e blogs sobre a História da Africa com um pequeno comentário sobre os mesmos:


O Portal das Memórias de África e do Oriente é da responsabilidade da Fundação Portugal-África. É um instrumento fundamental e pioneiro na tentativa de potenciar a memória histórica dos laços que unem Portugal e a Lusofonia, sendo deste modo uma ponte com o nosso passado comum na construção de um identidade colectiva aos povos de todos esses países.
-----------------------------------------------

www.casadasafricas.org.br

Instituto cultural, de formação e de estudos sobre sociedades africanas. Há textos, videos, fontes e etc.
-----------------------------------------------


brasilafrica.fflch.usp.br

O projeto “A África no Brasil e o Brasil na África: novos horizontes” reúne pesquisadores de várias unidades da Universidade de São Paulo, ligados às disciplinas da antropologia, da literatura, da história social, da cultura e da história econômica, que compartilham temas relativos aos estudos africanos. Sediado no Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África, seus propósitos mais amplos relacionam-se, aos efeitos positivos das práticas interdisciplinares sobre áreas específicas e ao estreitamento das conexões entre a universidade e a sociedade brasileira.

-----------------------------------------------



Site interessantíssimo do professor Luis Arnaut, com bastante fontes, textos, imagens e musicas sobre o continente africano como um todo.
-----------------------------------------------




"Porta aberta a todos os que se interessam pela cultura portuguesa, este portal apresenta a Biblioteca Nacional de Portugal e os serviços que desenvolve, desde as vertentes técnicas que servem as comunidades profissionais das bibliotecas e da indústria do livro, às atividades voltadas para os investigadores e o grande público, de acesso, promoção e difusão do património da maior biblioteca do País"

-----------------------------------------------


Site da União dos Escritores Angolanos, onde constam entrevistas, textos literários e documentos diversos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário