UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Disciplina:
História da África
Docente: Washington Santos Nascimento
Blog: africauerj.blogspot.com.br
EMENTA
A
Historiografia sobre a África. As ações européias em África e a resistência
africana. A Colonização: métodos, instituições e repercussões sociais. A África
e as Guerras Mundiais. O movimento de
Descolonização. O Estado e a Sociedade no Pós-Colonial Africano. A questão da
unidade africana e a O.U.A. A explosão demográfica, a questão da fome, da saúde
e dos refugiados. África e a cultura: religiões, educação, artes e literatura.
As Relações entre tradição e modernização. Os hibridismos culturais.
OBJETIVO GERAL
Traçar um amplo panorama
da história da África oferecendo ao discente o debate dos temas básicos para o
entendimento da história do continente.
Objetivos específicos
·
Fazer uma análise sobre os Yorubás e Bantos, povos
fundamentais para a formação do povo brasileiro.
·
Entender o continente de finais do século XIX até o
século XX a partir de três eixos básicos: colonialismo, resistências e
independências
·
Perceber as resistências dos africanos a presença
europeia enquanto um processo ininterrupto, complexo e dinâmico.
·
Analisar o pós independência a partir do direito a
autodeterminação dos povos africanos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I
I - Questões teórico-metodológicas:
1.1 - O roubo da
História e a construção de uma história africana
II - África Antiga e pré-colonial
2.1
-Povos Yorubás
2.2 - O Reino do
Congo e os falantes do Kimbundu
III. Escravidão na
África, Tráfico negreiro e redes de comércio.
IV. O
Imperialismo e a partilha da África
UNIDADE
II
V - África
colonial
5.1 - Estudo de Caso: o Colonialismo português
em Angola
VI - Os
movimentos de resistência ao colonialismo europeu.
6.1 - Pan-africanismo e negritude e
nacionalismo
VII - Os
processos de independência
As “transições negociadas” e as “transições
violentas”
VIII - O
Pós-independência: do “afro-pessimismo” ao “renascimento africano”.
PROGRAMAÇÃO E BIBLIOGRAFIA
HÁ LINKS EM ALGUNS DOS TEXTOS
Semana 1 : O roubo da História e a construção
de uma história africana
GOODY, Jack. O Roubo da História. Como os Europeus se Apropriaram das Ideias e
Invenções do Oriente. São Paulo, Contexto, 2008 (Introdução e Parte I)
Semana 2:
Povos Yorubás
Semana 3: O Reino do
Congo e os falantes do Kimbundu
Semana 4 e 5: Escravidão na África, Tráfico negreiro e redes
de comércio.
HENRIQUES,
Isabel Castro. Reflexões sobre o “escravo” africano In: HENRIQUES, Isabel
Castro. O
pássaro do mel.
Estudos de. História Africana - Edições Colibri, 2003
THORNTON, John K. “O processo de
escravidão e o comércio de escravos”. In: THORNTON, John K. A África e os africanos na formação do mundo
Atlântico (1400-1800). Rio de Janeiro: Campus, 2004
Semana 6: O Imperialismo e a partilha da África
HERNANDEZ, Leila Maria G.L. A África na Sala de Aula: uma visita à história contemporânea. São
Paulo: Selo Negro, 2005. (Capítulo 2: O Processo de “Roedura” do Continente e a
Conferência de Berlim), pp.45-69.
ACHEBE, Chinua. O
Mundo se despedaça. Traduzido por Vera Queiroz da Costa e Silva. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009. (Cap 16, 17 e 22)
Avaliação 1
Semana 7: África colonial
COOPER, Frederick.Conflito e Conexão: Repensando a História Colonial na África. In: Anos 90.Revista de Pós-Graduação em História. Trad. Doris Vetton Rosa. UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul. vol. 15, número 27, 2008.
M’BOKOLO, Elikia. Administração colonial: contradições e coerências In: M’BOKOLO, Elikia – África negra. História e civilizações. Tomo II. 2ª Edição, Lisboa, 2012.
M’BOKOLO, Elikia. Administração colonial: contradições e coerências In: M’BOKOLO, Elikia – África negra. História e civilizações. Tomo II. 2ª Edição, Lisboa, 2012.
Semana 8 e 9: Estudo de Caso: o Colonialismo português em
Angola
CONCEIÇÃO NETO,
Maria. "Breve Introdução histórica". In: MEDINA, Maria do Carmo:
Processos políticos da luta pela independência. Luanda: Faculdade de Direito
UAN 2003: pp. 15-30
. ______. Angola no
Século XX (até 1974). In: ALEXANDRE, Valentim. O Império Africano (séculos
XIX e XX). Lisboa: Edições Colibri, 2000. 175-195.
NASCIMENTO, Washington Santos. Das Ingombotas ao Bairro Operário: políticas metropolitanas, trânsitos ememórias no espaço urbano luandense. (Angola, 1940-1960). Revista Locus. 2015.
Semana 10: Os movimentos de resistência ao colonialismo europeu.
M’BOKOLO, Elikia. Capítulo VI. Os caminhos da
emancipação In: M’BOKOLO, Elikia. África negra. História e civilizações.
Tomo II. 2ª Edição, Lisboa, 2012.
RANGER,
Terence. Iniciativas e resistência africanas em face da partilha e da
conquista. IN: BOAHEN, Albert Adu (editor). História
Geral da África. Brasília: UNESCO, 2010.
Semana 11 e 12 : Pan-africanismo, negritude e nacionalismo
HERNANDEZ, Leila Leite. O pan-africanismo In:
HERNANDEZ, Leila leite. África na sala de aula: visita à história
contemporânea. São Paulo, Selo Negro. 2008.
Semana 13: Os caminhos para a independência
VIEIRA,
José Luandino. A vida verdadeira de Domingos
Xavier. São Paulo: Ática, 1977.
Semana 14: As independências: “transições negociadas” e as “transições
violentas”
HERNANDEZ, Leila. A África na sala de aula. Visita à História Contemporânea. São
Paulo: Selo Negro, 2008. (“A predominância da transformação pacífica: Gana,
Nigéria, Gâmbia e Serra Leoa” e “A desagregação do império francês e o ambiente
histórico”).
HERNANDEZ, Leila. A África na sala de aula. Visita à História Contemporânea. São
Paulo: Selo Negro, 2008. (“O impulso revolucionário na África setentrional”, “A
falsa reciprocidade e os processos revolucionários” e “O sistema colonial em
questão”).
Semana 15: O Pós-independência: do “afro-pessimismo” ao
“renascimento africano”.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Avaliação 1: Prova
Avaliação 2: Produção áudio visual a
ser postado no facebook da disciplina de um tema do século XIX e XX na África.
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